Frank de Alcantara
Frank de Alcantara
Pai, marido, professor e engenheiro.
Siga no Twitter

Esperança. Turma de Construção de interpretadores - PUC-PR - 2021-01

Esperança. Turma de Construção de interpretadores - PUC-PR - 2021-01

Cursar uma universidade é uma oportunidade única, um momento de transformação. As universidades são fábricas de sonhos. Não como Hollywood. Não é isso. As universidades são lugares onde algumas pessoas ajudam outras pessoas a construir seus próprios sonhos, a construir seus futuros. Ou, no mínimo, a construir os alicerces sobre os quais levantaram a obra de suas vidas.

Não é pouca coisa. Universidades são também motores de esperança. Motores no sentido original de mover, de impulsionar. Cabe a nós professores indicar o caminho da realização dos sonhos movendo as esperanças e expectativas na direção certa. Contudo, que esperanças são essas?

Foto de Lina Trochez on Unsplash

Movido por esta dúvida fiz um desafio a minha turma de Construção de interpretadores do primeiro período de 2021 da Universidade Pontifícia Católica do Paraná, a PUC-PR: escreva, neste mural, onde você estará em 2026. Quem você será, o que estará fazendo. E me comprometi a manter no ar.

Em 2026 eles poderão voltar a este site e ver o que escreveram. Aquilo que conseguiram, aquilo que mudou. E com isso ver, no futuro, como eles são hoje. Todas as mensagens são anônimas, o futuro lhes pertence e a ninguém mais interessa. Esta página é para registrar estas esperanças. Sem julgamento, sem preconceito, só registro.

várias mensagens de alunos sobre o futuro.

várias mensagens de alunos sobre o futuro.

Se já for 2026, espero que seus sonhos tenham se realizado. Não, não é isso. Espero que seus sonhos tenham sido modestos e que você tenha ido muito mais longe. E lembre-se que sempre irá poder contar com este professozinho de subúrbio que teve o privilégio de estudar interpretadores com vocês.