Frank de Alcantara
Frank de Alcantara
Pai, marido, professor e engenheiro.
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Engenharia de Software - Modelagem

Engenharia de Software - Modelagem

Para os teóricos da computação, a programação orienta da objetos está com seus dias contados e vai entrar na lista dos maiores erros cometidos no século XX. Eu concordo!

Apesar da minha opinião pessoal, quando formamos analistas de sistemas formamos um profissional para o mercado. E o mercado usa orientação à objetos. Esta disciplina explora os conceitos de modelagem de sistemas integrados aos conceitos de programação orientada a objetos.

Material de apoio às aulas

  1. Aula 1 - Engenharia de Software, Sistemas e Modelagem.
  2. Aula 2 - Introdução a UML - Diagramas de Casos de Uso - Atores.
  3. Aula 3 - Diagramas de Casos de Uso - Casos de Uso.
  4. Aula 4 - Diagramas de Atividade.
  5. Aula 5 - Diagramas de Classes.
  6. Aula 6 - Classes: Código em C++.
  7. Aula 7 - Classes: Na Prática 2.
  8. Aula 8 - Diagramas de Sequência.
  9. Aula 9 - Class Structs Pointers.
  10. Aula 10 - Exercícios de Fixação.

Material de apoio ao aprendizado

O texto de apoio: Uml como Ferramenta para Análise de Sistemas um trabalho ainda em progresso.

Código

  1. Definição de Classes.
  2. Classe - Exemplo.
  3. Classe Métodos 1.
  4. Classe - Métodos 2
  5. Classe - Métodos 2.
  6. Classe - Constructor.
  7. Classe - Constructor e Destructor.
  8. Classe - Constructor e Destructor 2.
  9. Herança.
  10. Herança Múltipla.
  11. Composição.
  12. Visibilidade.
  13. Namespace.
  14. Templates.
  15. Exemplo Templates.
  16. Ponteiros.
  17. Ponteiros 2.
  18. Structs.
  19. Structs 2.